domingo, 28 de setembro de 2014

Período democrático
Principais partidos:
UDN - (União Democrática Nacional): Partido conhecido por ser antigetulista e anticomunista, pela defesa do moralismo e pela oposição à intervenção do Estado na economia. Defendiam a abertura do país ao capital estrangeiro, com um programa inspirado no liberalismo econômico. Tinha base nas cidades do interior e forte influência sobre as classes médias das capitais de alguns estados.Considerado de direita. A UDN era a representante dos grupos mais tradicionalistas do Brasil. Apresentava dificuldades na representação na bancada do governo por não possuir vínculos com as antigas formações do Estado Novo. Mesmo assim, nas eleições de 1960 conseguiu eleger um candidato que não era de suas fileiras, mas tinha grande expressão popular, o ex-governador de São Paulo, Jânio Quadros. Sem muitos apoios políticos e logo criticado pela opinião pública, Jânio renuncia em 1961, numa tentativa de golpe de estado. A UDN participou ativamente na conspiração que levou ao golpe de 1964.
 
PTB - (Partido Trabalhista Brasileiro): Considerado de direita.  O partido que estava ligado aos sindicatos e chefes sindicalistas associados ao governo Vargas (dentro da estrutura corporativista que o Estado Novo criou no Brasil). Era composto pelos chefes sindicalistas, atrelados aos grupos estatais, e tinha grande aceitação popular pelo fato de ser o defensor dos trabalhadores. Dele, faziam parte o próprio Getúlio Vargas, além de João Goulart e Leonel Brizola. O PTB foi um constante aliado do PSD na disputa das eleições presidenciais, e apoiou as candidaturas do PSD em 1945, 1955 e 1960. Em 1950, Getúlio Vargas elegeu-se presidente pelo PTB.
PSD - (Partido Social Democrático): seus integrantes pretendiam que o partido se identificasse com o getulismo, apoiando suas políticas públicas, mas sem incluir lideranças sindicais.  Se tornou o partido das elites políticas conservadoras dos estados. Sua base política eram os municípios do interior  do país. Considerado moderado de direita. Foi o maior partido da República Populista, que atingiu o maior número de votos e o maior vencedor das eleições presidenciais no período. Era composto pela classe média alta e representantes dos setores empresariais. Tinha uma grande bancada no governo e dele faziam parte Juscelino Kubitscheck, Eurico Gaspar Dutra e o marechal Henrique Lott.

PCB - (Partido Comunista do Brasil): renasceu depois da grande repressão política com a insurreição de 1935. Em 1942, um grupo de comunistas reorganizou o partido e indicou Luís Carlos Prestes para secretário-geral, embora ele estivesse preso. A linha de atuação do PCB era a união nacional em torno do governo na luta contra o fascismo. Para os comunistas, naquele momento, o mais importante era derrotar a Alemanha nazista e defender a União Soviética. Considerado de esquerda.


Atual
Principais partidos :

PSDB - (Partido da Social Democracia Brasileira): Foi fundado no ano de 1988 por políticos que saíram do PMDB por discordarem dos rumos que o partido estava tomando na elaboração da Constituição daquele ano. Políticos como Mario Covas, Fernando Henrique Cardoso, José Serra e Ciro Gomes defendiam o parlamentarismo e o mandato de apenas quatro anos para Sarney. De base social-democrata, defende o desenvolvimento do país com justiça social. O PSDB cresceu muito durante e após os dois mandatos na presidência de Fernando Henrique Cardoso. Atualmente, é a principal força de oposição ao governo Lula. Desde o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) é considerado de centro-direita, ao implementar políticas neoliberais-gerenciais de desmonte do Estado Social e aliança com partidos conservadores. Com a ideologia de que o Estado deve apenas regular a economia, defende privatizações radicais, uma relação maior com os Estados Unidos da América, ao invés dos países da América Latina e outros emergentes, e uma maior intervenção do Estado nas liberdades individuais ( por exemplo defende a criminalização do aborto e diminuição da idade penal para 16 anos).
PSB - (Partido Socialista Brasileiro): Foi criado no ano de 1947 e defende ideias do socialismo com transformações na sociedade que representam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. Principal representante político : Miguel Arraes. Sua atual representante é a candidata Marina Silva, tem como propostas a independência do Banco Central e a criminalização da discriminação de homossexuais. Considerado centro-esquerda.
PT - (Partido dos Trabalhadores):  Surgiu junto com as greves e o movimento sindical no início da década de 1980, na região do ABC Paulista. Apareceu no cenário político para ser uma grande força de oposição e representante dos trabalhadores e das classes populares. De base socialista, o PT defende a reforma agrária e a justiça social. Representa a centro-esquerda, é o partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e da atual presidenta Dilma Rouseff. Sua ideologia é a defesa de programas sociais estatais que busquem a diminuição das desigualdades, o Estado como importante agente na economia e no social, aceitando poucas privatizações, boa relação política e econômica entre os países da América Latina e do BRICS e menos intervenção estatal nas liberdades individuais (por exemplo defende a descriminalização do aborto e manutenção da idade penal de 18 anos).

Candidatos:
Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB)
ALUNAS: NATHÁLIA RODOVALHO
LESLY SILVA
LUDMILA RODRIGUES
THAYSA TOMAZ
PROFESSORA: JACQUELINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário