segunda-feira, 19 de maio de 2014

Iivro mein kampf ( Minha luta )

O livro recebeu o titulo de Mein Kampf (Minha luta), nele Hitler resumiu suas idéias de supremacia germânica que nortearam as políticas nazistas, idéias essas que eram e ainda são tidas como a bíblia do Nazismo, onde se trata de forma bastante clara os princípios básicos do Partido Nacional Socialista Dos Trabalhadores Alemães (N.S.D.A.P). Ao ser elaborada a obra foi dividida em duas partes, sendo a primeira para falar sobre o inicio da vida política do autor e para fazer um esclarecimento de suas ideia em ralação a questões raciais, e a segunda parte para dar maiores esclarecimentos em ralação a parte burocrática e política dos nacionais socialistas.
Hitler inicia a obra descrevendo de forma obscura a sua infância em sua cidade natal Braunau No Inn, na Áustria, próximo da fronteira com a Alemanha. O autor fala sobre a sua paixão pela pintura e pela arquitetura, fala da sua complicada convivência com a figura paterna e da passionalidade de sua progenitora.
Pela vontade paterna Hitler deveria se transformar em funcionário publico, mais desde cedo ele já demonstrava ser totalmente adverso a funções publicas meramente teóricas. Após a morte de seus pais, Hitler partiu rumo a Viena, capital austríaca, em busca de seu de seu sonho de ser pintor.
Foi nessa cidade que Hitler conheceu os seus maiores inimigos, que eram o judaísmo, o parlamentarismo e o marxismo. Esta três doutrinas eram tão distintas uma das outras mais que Hitler insistia em juga-las com sendo pertencentes a um mesmo grupo, os judeus.
Hitler defendia que tanto a burguesia parlamentar quanto o proletariado marxista visavam um fim único para o germanismo, fim esse que era a sua total destruição. Durante boa parte do livro o autor critica a conduta internacionalista desses, conduta essa totalmente oposta a sua que era de cunho exclusivamente nacionalista e que visava uma união dos povos germânicos, alegando que um povo da mesma raça (o ariano) tem de viver em um mesmo país.
Depois de um período em Viena Hitler partiu para a cidade de Munique na Alemanha, aonde veio a passar por grandes dificuldades financeiras. Depois de dois anos no país e com a explosão da Grande Guerra Mundial, ele veio a se alista no exercito alemão sendo assim enviado a fronts germânicos exercendo o papel de mensageiro. Com o fim da guerra e a derrota da Alemanha, Hitler foi tomado por uma derrota gigante contra três grupos, que eram a imprensa, o marxismo e o judaísmo, segundo ele os maiores responsáveis pela derrota da Alemanha.
Contra a imprensa (novamente Hitler algo que não gosta a o judaísmo) ele alegava que ela incitava a covardia em sua população ao pregando o pacifismo enquanto os soldados lutavam no front. Segundo o autor isso desmotivou os soldados alemães em sua luta, por fazer com que eles julgassem como inútil lutarem por algo que seu próprio povo já não queria mais.
Contra os marxistas ele criticou o fato de durante a guerra, de forma oportunista e não patriótica eles terem tentado fazer uma revolução no país (revolução essa que veio causar a morte de Rosa Luxemburgo entre outros comunistas). Segundo Hitler essa tentativa de revolução veio por dividir corações e mentes do pais e vindo a desestabilizar o pais e causando um enfraquecimento no front.
Por fim, Hitler deixa de utilizar como intermédio o parlamento, o marxismo e a imprensa e passa a direcionar suas criticas diretamente ao judaísmo. Ele cita os judeus como sendo os principais responsáveis pela derrota alemã na Grande Guerra, alegando que eles boicotaram a guerra por ela estar causando prejuízo a seus negócios. Segundo Hitler, foram os judeus os responsáveis diretos pela rendição incondicional da Alemanha, agindo eles contra a vontade dos arianos.
Com o fim da guerra a Alemanha foi humilhada por um tratado pós-guerra chamado Tratado de Versalhes, onde ela perdeu vários territórios e o direito de constituir um exercito. Hitler ficou indiguinado com as penas impostas ao país.
Passado alguns anos Hitler veio a assistir a uma reunião de um pequeno grupo de fanáticos nacionalistas que estavam no principio de suas atividades políticas. Esse grupo viria a ser o Partido Nazista. Mesmo um tanto quanto contrariado Hitler veio por ingressar nesse partido. Ele tinha ficado contrariado pelo fato de que ele visava iniciar um novo partido e expor as suas idéias nele, e não aplicá-las em grupos já existentes e que supostamente poderia ter alguns vícios político-burocráticos ou influencias do judaísmo.
O autor cita as primeiras reuniões do partido e as tumultuadas brigas que ocorriam que ocorriam nela entre os seus membros e alguns membros de partidos marxistas. Essas brigas já tinham se tornado costumeiras e cada vez eram mais violentas, vindo sempre a terminar com pessoas internadas em hospitais com ferimentos graves. Devido essas brigas, os nazistas não tinham nenhuma segurança para as sua reuniões, visando isso Hitler veio a recrutar jovens e homens arianos com porte físico avantajado para fazer a sua guarda pessoal e a segurança das reuniões batizando-a de Guarda de Assalto. É dessa Guarda de Assalto que foi formada a Waffen – SS, que ficou conhecida mundialmente devido as suas barbáries, em especial contra os judeus, na Segunda Grande Guerra Mundial.

Comentário:

Neste livro basicamente se resume o nazismo e suas ideologias de um Estado forte não politicamente , também economicamente , neste livro também expõe suas ideias ,suas ideologias , e desgosto pelos judeus e a supremacia da raça pura e ariana .

Sinopse O Diário de Anne Frank

12 de junho de 1942 - 1° de agosto de 1944. Ao longo deste período, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de muitos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente seguiu para Auschwitz e mais tarde para Bergen-Belsen)
Comentário: Este livro é o relato de uma menininha, a visão pessoal de seu esconderijo, contra a perseguição Nazista aos Judeus holandeses.Um poder incrível de reflexão que este livro causa em quem o lê. Pode ser triste, engraçado, real, emocionante. Passa lições, como valorizar um simples olhar para o céu, uma fonte de aprendizado.

Sinopse Amenina que roubava livros

Markus Zusak, A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.
A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.

domingo, 18 de maio de 2014

Vídeo - Discurso de Hitler


"Queremos formar uma nação unida e vocês, meus jovens, formarão esta nação." Esta foi uma das frases ditas por Hitler durante um discurso que retrata o quanto era forte seu poder entre os jovens alemães. É um vídeo que consegue expressar bem a organização e a obediência que Adolf conseguiu estabelecer entre aqueles que formavam o seu exército. A forma que usa os argumentos conseguiu convencer milhares de pessoas a seguirem a sua ideologia.

Vídeo - Resumo sobre Nazismo e Fascismo

O vídeo mostra, resumidamente, o que foi o nazismo e o fascismo apontando suas principais características e o modo como agiam. O fascismo foi um regime caracterizado pelo forte controle a educação e a cultura. O líder máximo do fascismo foi Benito Mussolini ,utilizava de violência e propaganda para divulgar seus ideais. Nazismo surgiu com uma Alemanha e caos econômico pós-primeira guerra mundial. Nesse contexto surgi, Adolf Hitler (1919 entra para o Partido Nazista), torna-se chanceler em 1933, instaurando de vez o nazismo. Dentre as principais características estão a ideia da superioridade da raça ariana, e a violência e propaganda bem planejada utilizada para disseminar suas ideias. 

nazismo

 A incidência corrosiva do nazismo, em parte significativa da História Mundial, deturpou a verdadeira origem do movimento nazista. Na realidade, o Nazismo era uma simples doutrina  socialista alemã e, tem tese, tendo em vista o revestimento de sua composição para os povos, em nada se parecia com os massacres ocorridos em nome do “Socialismo”. Em verdade, o Nazismo como hoje conhecemos, fora criado com um verossímil estigma social que desabou com desenvolver dos reais propósitos de seu fundador, Adolf Hitler, tornando-se rapidamente um partido do movimento nacional-socialista alemão, que pregava anti-semitismo, racismo e segregação de povos.
  Hitler ingressou no partido nazista como espião, tendo sido escolhido em decorrência da sua marca registrada, qual seja, o seu ódio pelos socialistas. Quando o Nazismo surgiu na Alemanha, a situação no país não era das melhores. De fato, a década de 20 foi atroz para o país, com a queda da valorização da moeda alemã, o que levou a crer, anos depois, que a criação do III Reich, com a proposta de duração de mil anos, tendo por base a crescente economia do país, aliado às sequenciais vitórias  militares, fizesse, por conseguinte, crer que a Alemanha estava por se reerguer, finalmente, depois de uma tenebrosa fase de crise social. E esta imagem, de fato, foi a que preponderou por algum tempo.
            Dentre os mais intensos massacres da história do Nazismo, encontra-se concentrada a maioria na Rússia. O extermínio diário de mais de 3 mil pessoas registrou o país como sendo o detentor dos piores índices de mortandade gratuita na humanidade, seja pela ação direta do movimento liderado por Hitler, seja pelas consequências devastadoras da miséria e da penúria, que trouxeram, para seus abrigados, doenças e pestes incontroláveis e mortais.
 Hitler se alojava em um abrigo subterrâneo denominado de bunker, onde passou seus últimos dias, no advento da Segunda Guerra Mundial. Há autores hoje que retratam  os locais e os usos necessários para preservação da vida do führer. Foi exatamente no bunker que Hitler tirou sua própria vida, com um tiro na cabeça. Para evitar que seu corpo fosse vilipendiado (a essa altura, poucos eram os exércitos fiéis à sua empreitada nazista), foi incinerado e suas cinzas, enterradas.

Curiosidades

Nazismo Nos Games

Sniper Elite V2
Nesse jogo você controla um soldado contratado pelo exército dos EUA  para extermina o exército nazista
Na ultima missão você e encarregado de matar Hitler


Um pouco  de sua jogabilidade e historia


Curiosidades

Nazismo Nos Quadrinhos

Pra que soldados se temos o capitão America. O capitão Américia se tornou um dos quadrinhos mais famosos da Marvel por causa do nazismo . seu maior objetivo quando foi criado foi justamente defender o patriotismo americano em uma época quando os ideias nazistas estavam em ''alta'' , mostrando que nem sempre guerras se fazem com armas , então nada melhor que um homem fantasiado com a bandeira da América dando um soco em Hitler. Seus principais vilões até hoje não só nos filmes mais também nos quadrinhos são nazistas, como por exemplo o ''Caveira vermelha'' mostrado No filme de 2011 .




Imagens

Esta foto foi capturada em 1943, na Alemanha, e mostra membros da Igreja Católica seguidores do Nazismo.


Imagens

Hitler encontrou-se com Horthy em 1941 para discutir o papel das tropas húngaras na invasão da Rússia. Uziel identificou o câmera á direita como Walter Frentz, destacando permanentemente pela Propaganda kompanie para o QG do Führer.


Exercícios sobre o Nazismo

Exercícios sobre o Nazismo

1) Compare como era a economia alemã antes do governo de Hitler e quando estava no poder.

2) Com base no que estudamos, marque V (verdadeiro) e F (falso).  Para as seguintes afirmações abaixo. Sobre o Nazismo e o Fascismo é correto afirmar:  
a) Surgiram da esperança de conseguir estabilidade com a união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas;
b) Originaram do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização surgida após a Primeira Guerra;
c) Se desenvolveu através de uma ação golpista cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do partido nazista.
d) Os fascistas eram totalmente contrários ao sistema socialista. Defendiam amplamente o capitalismo, tanto que obtiveram apoio político e financeiro de banqueiros, ricos comerciantes e industriais alemães e italianos.

3) Quais foram as principais idéias sobre o Nazismo e toda a população alemã concordava com essas idéias?

4) (Ufmg - 94) A experiência nazista alemã inaugurou uma nova modalidade na política: as grandes manifestações de massa. Todas as alternativas apresentam afirmações que contêm estratégias utilizadas na mobilização das massas no período nazista,  EXCETO: 
a) O 'Fuhrer' estimulou o uso do uniforme para dissimular as diferenças sociais e projetar a imagem dos alemães como uma nação coesa. 
b) O governo alemão atribuía enorme importância à política de rua pela capacidade de ela transmitir sensação de conforto e encorajamento à multidão. 
c) O governo nazista musicou, filmou e teatralizou os assuntos políticos para atrair a multidão aos eventos públicos. 
d) O governo alemão estimulou linchamentos e execuções em praça pública visando ao incitamento ideológico e à difusão do ódio racial contra os muçulmanos. 
e) Os nazistas organizaram paradas, desfiles e concentrações de rua como grandes espetáculos, com a intenção de emocionar e contagiar a multidão.  

5) (Ufv - 96) Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que NÃO representa uma característica da doutrina político-ideológica nazista: 
a) O racismo, que se baseia na alegação de que existe uma raça superior a todas as outras e que, devido a esta superioridade, ela tem o direito de governar ou mesmo eliminar as demais. 
b) O militarismo, que se explícita na alegação de que a guerra, para a nação dos indivíduos da raça superior, é algo positivo porque possibilita um fortalecimento ainda maior desta raça. 
c) O totalitarismo, que se fundamenta na alegação de que todos os interesses individuais devem estar subordinados à vontade e interesse do Estado. 
d) O expansionismo, que se expressa na alegação de que a nação constituída pelos indivíduos de raça superior tem o direito de conquistar o espaço territorial de outras nações. 
e) o internacionalismo,  que se apoia na alegação de que a existência de nações impede o desenvolvimento da Humanidade, sendo necessária a destruição das barreiras nacionais, sejam culturais, políticas ou econômicas, em prol da constituição de uma sociedade mundial. 


GABARITO:
1) X
2) F,V,F,V
3) X
4) D
5) E

Imagens

Es lebe Deutfchland - "Vida longa à Alemanha!" - A exaltação da pátria juntamente da imagem de Hitler, e das figuras simbólicas da suástica e da águia, fazia parte da construção ideológica proposta.


Imagens

Cospos de prisioneiros dos nazistas encontrados pelas tropas americanas em Weimar, Alemanha.



Entenda o Nazismo na Alemanha


* OBS: O NAZISMO FOI ASSOCIADO COM O FASCISMO OK GENTE? SÓ QUE PARA HITLER ERA "SOCIALISTA".

*OBS: O PEDAÇO QUE TA MEIO CORTADO NO PRIMEIRO QUADRO: 
 ... pela perseguição aos judeus e pela expansão militar e territorial.