Jogo
"Imagination Is The Only Escape" ( A imaginação é a única saída) A história do jogo começa antes da ocupação da França pela Alemanha nazista. O jogador é apresentado ao personagem principal, um garoto judeu chamado Samuel que está jogando com os amigos, vai à escola, e vive uma vida normal em Paris. No entanto, quando a França é invadida pelos nazistas, Samuel e sua família logo são obrigados a usar a estrela amarela de Davi em suas roupas. A cena muda para o Vel 'd' Hiv Roundup, a prisão em massa de judeus em Paris, que teve lugar a 16 de julho de 1942. Durante o caos a mãe de Samuel lhe diz para fugir da cidade. Ela tira a sua estrela para que não possa ser reconhecido como judeu, e dá-lhe o endereço de um padre católico que pode ajudá-lo a escapar de Paris e da parte ocupada da França. Enquanto Samuel escapa, a sua mãe é apanhada e morta enquanto ele é capaz de escapar. Samuel começa a sua jornada para encontrar o padre, esgueirando seu caminho através de Paris. Samuel encontra-o em breve, e é contrabandeado para o sul da França. Eles chegam em uma pequena aldeia escondida em uma floresta, onde os moradores estão passando crianças judias de toda a França como órfãos cristãos, e logo Samuel encontra uma raposa que lhe diz que se ele a ajudar, será capaz de ver a sua mãe novamente.
Curiosidades de acontecimentos
A tarde do dia 27 de Janeiro de 1945, as tropas soviéticas chegaram a Auscwitz, e após a forte resistência dos soldados alemães, cujos confrontos causaram cerca de 231 mortos, foram libertados oito mil prisioneiros do campo de concentração. Anita Lasker, umas das sobreviventes, contou que quando chegou ao campo de concentração, um médico e um comandante questionavam a idade e o estado de saúde dos prisioneiros que iam chegando, e que consoante o que as pessoas respondessem, eram encaminhadas para a esquerda ou para a direita, ou seja, para os aposentos ou logo para o crematório. As pessoas que por acaso alegavam possuir algum problema de saúde estavam, na realidade, “a assinar sua sentença de morte” Algumas famílias se dispuseram a ajudar os judeus escondendo eles em porões, esconderijos pela casa entre outros, era uma forma que acharam de salvar vidas judaicas,essas famílias arriscavam a própria vida pois se fosse descobertas tinha sua condenação certa, a morte.
Em 1943, em Auschwitz, Polônia, e mostra crianças ciganas desnutridas, que foram utilizadas como cobaias humanas para os experimentos dos médicos nazistas, como Josef Mengele.
Para finalizar as curiosidades, acrescentamos também que existem inumeros livros sobre o Holocausto, que contam histórias de pessoas que passaram por isso entre outros.