segunda-feira, 2 de junho de 2014

Curiosidades sobre o Holocausto

Durante os seis anos de guerra, foram assassinados pelos nazistas aproximadamente 6.000.000 de judeus – incluindo 1.500.000 crianças – representando um terço do povo judeu naquela época. Esta decisão de aniquilar os judeus, já prevista desde 1924 no livro “Mein Kampf”, de Adolf Hitler, foi uma operação feita com fria eficiência, um genocídio cuidadosamente planejado e executado. Foi única na história em escala, gerenciamento e implementação, e por essa razão recebeu um nome próprio: o Holocausto. Judeu conta que foi excluído na escola. O alemão Curtis Stanton conta que foi na escola que ele percebeu que algo estava errado em sua vida e no país. "Eu tinha que usar uma estrela de seis pontas na roupa, e de repente senti que meus amigos não eram mais meus companheiros. Todos eram doutrinados a evitar o contato com os judeus", conta. Como bons alemães que eram, ele e a família obedeceram às ordens do Estado, e se apresentaram na plataforma de trem no horário marcado, sem saber ao certo aonde iriam. Depois de dois dias em um vagão apertado, sem se alimentar e fazer necessidades, Stanton viu sua mãe pela última vez na entrada do campo de concentração de Auschwitz. Depois de passar quatro anos indo de um campo para o outro, em uma das viagens de caminhão, conseguiu ajuda de escoteiros franceses.




Jogo

 "Imagination Is The Only Escape" ( A imaginação é a única saída) A história do jogo começa antes da ocupação da França pela Alemanha nazista. O jogador é apresentado ao personagem principal, um garoto judeu chamado Samuel que está jogando com os amigos, vai à escola, e vive uma vida normal em Paris. No entanto, quando a França é invadida pelos nazistas, Samuel e sua família logo são obrigados a usar a estrela amarela de Davi em suas roupas. A cena muda para o Vel 'd' Hiv Roundup, a prisão em massa de judeus em Paris, que teve lugar a 16 de julho de 1942. Durante o caos a mãe de Samuel lhe diz para fugir da cidade. Ela tira a sua estrela para que não possa ser reconhecido como judeu, e dá-lhe o endereço de um padre católico que pode ajudá-lo a escapar de Paris e da parte ocupada da França. Enquanto Samuel escapa, a sua mãe é apanhada e morta enquanto ele é capaz de escapar. Samuel começa a sua jornada para encontrar o padre, esgueirando seu caminho através de Paris. Samuel encontra-o em breve, e é contrabandeado para o sul da França. Eles chegam em uma pequena aldeia escondida em uma floresta, onde os moradores estão passando crianças judias de toda a França como órfãos cristãos, e logo Samuel encontra uma raposa que lhe diz que se ele a ajudar, será capaz de ver a sua mãe novamente.

.


Curiosidades de acontecimentos 


A tarde do dia 27 de Janeiro de 1945, as tropas soviéticas chegaram a Auscwitz, e após a forte resistência dos soldados alemães, cujos confrontos causaram cerca de 231 mortos, foram libertados oito mil prisioneiros do campo de concentração. Anita Lasker, umas das sobreviventes, contou que quando chegou ao campo de concentração, um médico e um comandante questionavam a idade e o estado de saúde dos prisioneiros que iam chegando, e que consoante o que as pessoas respondessem, eram encaminhadas para a esquerda ou para a direita, ou seja, para os aposentos ou logo para o crematório. As pessoas que por acaso alegavam possuir algum problema de saúde estavam, na realidade, “a assinar sua sentença de morte” Algumas famílias se dispuseram a ajudar os judeus escondendo eles em porões, esconderijos pela casa entre outros, era uma forma que acharam de salvar vidas judaicas,essas famílias arriscavam a própria vida pois se fosse descobertas tinha sua condenação certa, a morte.

Em 1943, em Auschwitz, Polônia, e mostra crianças ciganas desnutridas, que foram utilizadas como cobaias humanas para os experimentos dos médicos nazistas, como Josef Mengele.




Para finalizar as curiosidades, acrescentamos também que existem inumeros livros sobre o Holocausto, que contam histórias de pessoas que passaram por isso entre outros.

Livros Sobre o Holocausto


O Pianista - Wladyslaw Szpilman

Neste livro, um jovem e talentoso pianista recupera suas memórias e as de seus parentes no Gueto de Varsóvia, durante a Segunda Guerra Mundial. O autor narra a deportação e morte de toda a sua família, construindo um documento emocionante sobre o Holocausto. Roman Polanski se inspirou no livro para digirir o filme homônimo, vencedor do festival de Cannes.






O Diário de Anne Frank - Otto H. Frank e Mirjam Pressler

12 de junho de 1942 - 1° de agosto de 1944. Ao longo deste período, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de muitos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente seguiu para Auschwitz e mais tarde para Bergen-Belsen.






O menino do pijama listrado - John Boyne

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.



Filmes sobre o Holocausto

1) A Lista de Schindler 



Sinopse: A Lista de Schindler (no original, Schindler's List) é um filme norte-americano de 1993 sobre Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto ao empregá-los em sua fábrica.

2) O Pianista



Sinopse: O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

3) O Diário de Anne Frank



Sinopse: Holanda, 1942. Anne Frank (Millie Perkins) vive no sótão secreto de um estabelecimento comercial, juntamente com seus pais, Otto (Joseph Schildkraut) e Edith (Gusti Huber), e sua irmã Margot (Diane Baker). Além deles vive no local uma outra família judia, composta por Hans Van Daan (Lou Jacobi), Petronella Van Daan (Shelley Winters), Peter Van Daan (Richard Beymer) e Albert Dussell (Ed Wynn), um idoso dentista. Anne Frank, uma jovem de 13 anos, documenta sua vida enquanto se esconde da Gestapo da Holanda. Este refúgio foi providenciado por Kraler (Douglas Spencer) e Miep (Dodie Heath), bondosos proprietários de lojas. Por dois anos eles ficam escondidos, vivendo sempre na apreensão de saberem que podem ser traídos ou descobertos a qualquer momento e mandados para um campo de concentração. Apesar disto eles sonham com dias melhores, ao mesmo tempo em que Peter e Anne se apaixonam.

4) Holocausto



Sinopse: *SÉRIE* Holocausto conta a história do Holocausto pela perspectiva da família Weiss, de judeus alemães, e do ponto de vista de um jovem membro da SS, que gradualmente se torna um impiedoso e sanguessuga criminoso de guerra. Holocausto ilustrou vários eventos importantes que ocorreram às vésperas e durante a II Guerra Mundial, tais como a Noite dos cristais, a criação de guetos judeus e posteriormente, o uso das câmaras de gás. A série basicamente tentou retratar aos espectadores a atrocidade deste genocídio.

5) Noite e Neblina 



Sinopse: *DOCUMENTÁRIO* Realizado em 1955 sob encomenda do Comitê da História da Segunda Guerra Mundial, o filme apresenta um perturbador registro dos locais em que até pouco tempo antes funcionavam os campos de concentração nazistas. Acompanhando as imagens do pós e da guerra, a narração de um texto do poeta francês Jean Cayrol, um sobrevivente.


BÔNUS!!!

A menina que roubava livros 




Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger (Sophie Nélisse) sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo (Geoffrey Rush), ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu (Ben Schnetzer) que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe (Emily Watson) e brinca com a amigo Rudy (Nico Liersch).

Comentário: Esse não é bem um filme diretamente relacionado com o Holocausto mas abrange todos os temas. Com toda certeza é um dos meus filmes favoritos. Vale muito a pena mesmo! 
E pra quem tem o torrent aqui tem o link pra poder baixar ele! 
PS: Não tem vírus ta galera?! :)

Imagens do Holocausto


 Dünaburg (Daugavpils/Dvinsk): Judeus com guardas letões a caminho de suas execuções, Julho/Agosto 1941."
Esta foto, junto com outras 15, foi deixada por Franz H. para reprodução à polícia, que fez um dossier com as fotos. H.deixou ainda as suas anotações no diário.A legenda é baseada na legenda no dossier, nas anotações no diário e no depoimento de H. em 17.10.1970.


Enforcamento em Staraya-Russa, início de Setembro de 1941."
A descrição escrita à máquina na dossier de fotos feito pelo LKA [= Landeskriminalamt, Autoridade Federal de Investigação Criminal] Nordrhein-Westfalen, menciona vítimas judias; no entanto as anotações no diário de H. não confirmam esta informação.



Judeus polacos mortos, primavera de 1942.
Esta foto, junto com 5 outras, foi enviada por Ferdinand Welz (1907-1945) aos seus pais da frente com uma carta datada de 9.5.1942, da qual se imprime um extrato.




'Represália colectiva' em Rozanka, 28 de Junho de 1941.
Depoimentos de três membros da 1ª Companhia da Secção Médica da 5ª Divisão de Infantaria, que chegou a Rozanka imediatamente após o fuzilamento.



Vala em massa na Floresta Bikernieki Forest perto de Riga.
Não existe mais informação neste sítio.


Holocaustro

Nossa relação com o passado se dá de diferentes formas e a partir da interpretação das experiências vividas, o homem passa a ditar determinadas ações de sua vida cotidiana. Geralmente, as experiências ruins são respondidas com ações e idéias que evitam a repetição de um mesmo infortúnio. Um claro caso desse tipo de relação do passado pode ser notado quando fazemos menção ao Holocausto.
O Holocausto foi uma prática de perseguição política, étnica, religiosa e sexual estabelecida durante os anos de governo nazista de Adolf Hitler. Segundo a ideologia nazista, a Alemanha deveria superar todos os entraves que impediam a formação de uma nação composta por seres superiores. Segundo essa mesma idéia, o povo legitimamente alemão era descendente dos arianos, um antigo povo que – segundo os etnólogos europeus do século XIX – tinham pele branca e deram origem à civilização européia.
Dessa forma, para que a supremacia racial ariana fosse conquistada pelo povo alemão, o governo de Hitler passou a pregar o ódio contra aqueles que impediam a pureza racial dentro do território alemão. Segundo o discurso nazista, os maiores culpados por impedirem esse processo de eugenia étnica eram os ciganos e – principalmente – os judeus. Com isso, Hitler passou a perseguir e forçar o isolamento em guetos do povo judeu da Alemanha.
Dado o início da Segunda Guerra, o governo nazista criou campos de concentração onde os judeus e ciganos eram forçados a viver e trabalhar. Nos campos, os concentrados eram obrigados a trabalhar nas indústrias vitais para a sustentação da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Além disso, os ocupantes dos campos viviam em condições insalubres, tinham péssima alimentação, sofriam torturas e eram utilizados como cobaias em experimentos científicos.
É importante lembrar que outros grupos sociais também foram perseguidos pelo regime nazista, por isso, foram levados aos campos de concentração. Os homossexuais, opositores políticos de Hitler, doentes mentais, pacifistas, eslavos e grupos religiosos, tais como as Testemunhas de Jeová, também sofreram com os horrores do Holocausto. Dessa forma, podemos evidenciar que o holocausto estendeu suas forças sobre todos aqueles grupos étnicos, sociais e religiosos que eram considerados uma ameaça ao governo de Adolf Hitler.
Com o fim dos conflitos da 2ª Guerra e a derrota alemã, muitos oficiais do exército alemão decidiram assassinar os concentrados. Tal medida seria tomada com o intuito de acobertar todas as atrocidades praticadas nos vários campos de concentração espalhados pela Europa. Porém, as tropas francesas, britânicas e norte-americanas conseguiram expor a carnificina promovida pelos nazistas alemães.
Depois de renderem os exércitos alemães, seus principais líderes foram julgados por um tribunal internacional criado na cidade alemã de Nuremberg. Com o fim do julgamento, muitos deles foram condenados à morte sob a alegação de praticarem crimes de guerra. Hoje em dia, muitas obras, museus e instituições são mantidos com o objetivo de lutarem contra a propagação do nazismo ou ódio racial.

domingo, 1 de junho de 2014

Exercícios e esquemas - Cruzadinha

H- O Holocausto foi uma prática de perseguição política, étnica, religiosa e sexual estabelecida durante os anos de governo nazista de...
O - O Holocausto foi um assassinato em massa, também conhecido como...
L - Um povo que também foi alvo dos nazistas.

O- A aniquilação também foi chamada de...
C - Nome de uma rede de campos de concentração localizados no sul da Polônia. 
A - "Raça" que, de acordo com o líder nazista, deveria ser a única na Alemanha.
U - Grupo que teve maior número de mortos nos campos de concentração.
S - Substância mais usada para matar essas pessoas.
T - Nome dado ao preconceito ou hostilidade contra judeus baseada em ódio contra seu histórico étnico e/ou outro histórico.
O- Eram alvos todos aqueles que poderiam ser ... à política nazista.

Exercícios e esquemas - Questionário



vídeos sobre o Holocausto


https://www.youtube.com/watch?v=qR0ne2wB_z8

https://www.youtube.com/watch?v=KeMqWqdrfz4

https://www.youtube.com/watch?v=7SAiaEuiDXU

https://www.youtube.com/watch?v=W8B8TV24O-M

https://www.youtube.com/watch?v=j-wnDEpvBro