Candidato pelo PSDB Aécio e um dos concorrentes a presidente da republica. Natural de Belo Horizonte nasceu em 1960, formado em Economia, iniciou sua vida politica aos vinte anos incentivados pelo avô Tancredo neves - Que fora presidente do Brasil em 1985 pelo PSD. Seu primeiro cargo foi como deputado federal em 1986, onde foi reeleito por mais três mandatos, e em 2002 alcançou o governo de minas com 60% dos votos, foi reeleito em 2006 com 77% dos votos validos. E agora toma como nova empreitada a presidência da republica.
O Tucano lançou esse mês suas propostas de governo, que são divididas em oito grandes áreas, sendo: Saúde, Educação, Segurança Publica, Economia, Sustentabilidade, Relações Exteriores e Defesa Nacional, Estado Eficiente e Cidadania.
Na área econômica elaborou cerca de 30 ações divididas em 8 eixos: Inflação e Cambio, Energia, Reforma Agraria e Propriedade, Impostos, Superministério da Economia, Ministério da Infraestrutura e Nordeste Forte.
Inflação e Cambio : Promete colocar a inflação oficial no cetro da meta ao termino de quatro anos, e para um futuro não especificado por ele, uma redução da meta atual, que é de 4,5 por cento ao ano. Defende também a livre flutuação da taxa de cambio.‘’ E preciso acabar com o populismo cambial imposto pela presidente Dilma Rousseff e voltar com a livre taxa de cambio. Essa ação terá dois benefícios: reequilibrar às contas externas e garantir maior competitividade a indústria brasileira’’ diz Aécio.
Energia: Vai resgatar o programa de produção do etanol, e investir em outras fontes de energia renovável como biomassa e energia eólica. Também defende o incentivo a parcerias da Petrobras com empresas médias para a exploração de gás, e a criação de regras claras para voltar a atrair capital para investimentos em energia.
Reforma Agraria e Propriedade: Respeito a propriedade, logo fazendas invadidas não seram desapropriadas por dois anos, ampliação da visão de reforma agraria, visando agora geração de renda com apoio técnico e tecnológico.
Impostos: Nos primeiros dias de governo o candidato promete enviando ao congresso nacional uma proposta de simplificação do sistema tributário com foco no emaranhado de impostos indiretos, correção da tabela do Imposto de Renda para assegurar isenção a uma faixa maior de assalariados.
Superministério da agricultura: pretende fundir os atuais ministérios da Agricultura e da Pesca em um “Superministério" da Agricultura e disse que a nova pasta terá “igualdade de condições” com o primeiro escalão do governo federal, como os ministérios da Fazenda e do Planejamento. “Criarei no primeiro dia do governo um superministério da Agricultura. Vou incluir a [Secretaria Especial de] Pesca novamente sob a alçada do Ministério da Agricultura para que a pasta possa discutir ações em igualdade de condições com a Fazenda e o Planejamento”, disse o candidato ao participar de sabatina na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.
Ministério da infraestrutura: Prometeu investir em infraestrutura, em parceria com o setor privado e a partir da atração de capital interno e investimentos estrangeiros e garantiu um "ambiente seguro", com regras claras aos investidores . Disse que pretende ampliar dos atuais 18% para 24% o investimento total da economia em relação ao PIB.
Nordeste Forte: Com 45 ações divididas e 7 eixos visando melhoramento nas ares de: Infraestrutura e Competitividade, Semiárido, Combate à Pobreza, Qualidade de Vida, Segurança Pública, Educação, Ciência e Tecnologia e Juventude.
Nas áreas da segurança publica elaborou 3 ações, divididas em 12 eixos: Policia nas ruas, Maioridade Penal, Ministério da justiça e Segurança Publica.
O governo federal vai prover recursos para que os governos estaduais contratem funcionários para fazer o trabalho burocrático. Assim, 50 mil policiais que hoje desempenham funções administrativas poderão voltar a atuar nas ruas. Aécio defende a PEC 33/2012, do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). A proposta, incluída no Plano de Governo da Coligação Muda Brasil, abre a possibilidade de a Justiça aplicar a lei penal a adolescentes de 16 a 18 anos envolvidos em crimes muito graves, como homicídio qualificado, extorsão mediante sequestro e estupro. A PEC mantém a regra da maioridade aos 18 anos, mas abre uma exceção que contempla os casos de crimes hediondos.
Ministério da justiça e Segurança Publica: Reforma do Código Penal e do Código de Processo Penal, Aumento do efetivo da Polícia Federal e parcerias com as Forças Armadas para fortalecer a vigilância das fronteiras, Foco em projetos de desenvolvimento social nas áreas mais violentas das cidades para prevenir crimes, Implantação de sistemas de informações nos presídios para separar os presos de maior periculosidade dos outros, Estímulo à criação de Unidades de Investigação de Homicídios nos Estados, com recursos materiais e técnicos, ferramentas de inteligência, investigadores e peritos.
Crítica
Muitos mineiros dizem
que o Aécio Neves foi muito bom para minas, criou muitos
programas sociais; mas essas pessoas estão enganadas pois
muitos desses programas foi criado por outras pessoas. Aécio
fica citando muito o nome de seu avô (Tancredo Neves) que fora
presidente do Brasil em 1985 pelo PSD. No qual tomou posse após
um golpe militar em cima de João Goulart.